Últimas Notícias

Economia

Sociedade

Ciência e Tecnologia

Cultura

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Entrevista ao cientista João Paiva

No âmbito do I Ciclo de conferências de Ciência do Colégio Casa-Mãe e com o intuito de celebrar o Dia Nacional da Cultura científica, no passado dia 24 de novembro, o Colégio Casa-Mãe recebeu o prestigiado Professor e Investigador João Paiva, docente da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, para ministrar a palestra “Química, Alquimia, Cultura científica, Filosofia e religião”. A comunidade educativa, composta por pais e encarregados de educação, alunos do 1º ao 12º ano de escolaridade, pessoal docente e não docente, aderiu em massa para ouvir tão aclamado cientista.
Durante uma hora e meia, apresentou-se e debateu-se a Ciência e seu contributo para a Sociedade, enquanto motor de investigação na área da Química. Traçaram-se os principais registos das grandes descobertas nos séculos XX e XXI na área da Química e Física. Traçara-se múltiplas relações entre a Ciência e a religião, o pensamento científico e o pensamento filosófico.
Ninguém ficou indiferente aos assuntos abordados, e a audiência participou ativamente, intervindo, questionando, refletindo e ponderando as diferentes questões levantadas. No final, todos ficaram mais "ricos" com esta fascinante palestra e ansiosos pela próxima palestra.
Um homem dedicado à química, divulgador científico, professor, poeta, interessado no diálogo. Estas características traçam o perfil de João Paiva, docente do Departamento de Química e Bioquímica e membro da Unidade de Ensino das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Na sua visita ao Colégio deixou as suas impressões sobre a Química e a Ciência em geral.
As questões eram:
  • Como professor no Departamento de Bioquímica na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, está ligado ao ensino das ciências e da química, em particular. Esta área sempre o interessou? O que mais o fascina na sua profissão?
  • Para além da química, na palestra, referiu muitas fronteiras comuns entre a química, a filosofia e mesmo a religião. Pode explicar-nos o que o fascina e motiva nestas áreas? Há outras áreas, para além das referidas, que despertem o seu interesse e a sua reflexão?
  • Ao longo da sua vasta experiência como professor e investigador, o que lhe deu mais satisfação fazer?
  • Como referiu na palestra, a religião tem a ganhar com os avanços da tecnologia e do conhecimento científico. Pode explicar-nos melhor esse ponto de vista?
Aqui ficam o seu registo...