Últimas Notícias

Economia

Sociedade

Ciência e Tecnologia

Cultura

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Será provável a vida noutros planetas?

Via Láctea

Atualmente, existem várias questões sobre as quais os seres humanos pensam, ou seja, por exemplo, sobre “será que a Terra é o único planeta com vida?”; “será que o aparecimento de vida na Terra foi por acaso ou algo planeado fez-nos aparecer?” E então, surge a pergunta: “O aparecimento de vida num planeta é um fenómeno possível ou provável?”
A meu ver, o aparecimento de vida neste planeta foi um fenómeno bastante complexo, pois reuniu inúmeras condições, entre elas, o planeta ter um tamanho mínimo necessário, ser um planeta rochoso, a existência da atmosfera, a presença dos gases de estufa e uma temperatura entre os 0ºC e os 100ºC para poder haver água líquida. Logo, isto tudo acontecer seria pouco provável, mas não improvável nem impossível, pois se existe vida na Terra é porque, apesar das probabilidades serem baixas, é possível.
Da mesma forma que existe a probabilidade de existir vida noutros planetas, também existe a probabilidade de não haver. Todavia, segundo a Equação de Drake, existem outras civilizações extraterrestres, ou antes, pode afirmar-se que existe boas possibilidades de existirem. Por outro lado, nós ainda não recebemos sinais de outra civilização inteligente, mas o Universo é enorme e, da mesma forma que nós ainda não a encontramos, esta pode também não nos ter visto ou reparado.
Frank Drake
A espécie humana apareceu devido à evolução das condições já referidas, portanto podem existir outros seres, de outras espécies, que se tenham formado com base em outras condições completamente diferentes.
Para concluir, na minha opinião, o aparecimento de vida num planeta é um fenómeno possível e até provável, porque o ser humano não é especial. Se tudo isto aconteceu no planeta Terra, também pode ter acontecido ou estar a acontecer num dos outros inúmeros planetas existentes no Universo e, como existem todas as condições necessárias ao aparecimento e desenvolvimento de vida algures no Cosmos, é então bem provável que a vida surja.

Autora:

Mafalda Caetano, 8ºA