Últimas Notícias

Economia

Sociedade

Ciência e Tecnologia

Cultura

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

A Origem do Pai Natal

Pai Natal em publicidade da Coca-Cola, 1940

São Nicolau
O dia de Natal está quase a chegar, mas há uma figura que já anda por aí e é muito querida pelas crianças, o Pai Natal. A figura do Pai Natal teve origem em São Nicolau e a festa deste santo realiza-se a 6 de dezembro. Na verdade, o santo padroeiro das crianças pequenas está encarregue, tradicionalmente de recompensar as crianças bem comportadas, distribuindo presentes. O seu ajudante, o Padre Fouettard, tem uma responsabilidade pesada que passa por punir crianças mal comportadas.
As mais antigas representações de São Nicolau mostram-nos o santo vestido em trajes clericais, com a mitra e báculo, porque antes de se tornar o protetor das crianças boas, ele foi bispo de uma cidade da Ásia Menor, Mira, na atual Turquia, no século IV. Muitas lendas estão associadas a sua vida, uma dessas lendas diz que São Nicolau ressuscitou três crianças pequenas que tinham sido mortas e cortadas em pedaços e colocadas a salgar por um talhante cruel.
Na verdade, o Pai Natal, que em Inglês é Santa Claus, não é mais ninguém do que o bispo São Nicolau! Esta "nova" personagem conheceu um rápido sucesso em muitos países. A lenda de São Nicolau foi despojado dos seus aspetos negativos: castigador, o Padre Fouettard, desapareceu enquanto se impôs o caráter de agradável rechonchudo e jovial Pai Natal, acompanhado pelo seu voo de renas através do ar.
O Pai Natal viaja num trenó puxado por renas, São Nicolau viajava no dorso de um burro. Apesar da Reforma Protestante do século XVI, que aboliu a festa de São Nicolau em países europeus, os holandeses mantiveram a sua festa, o Sinter Klaas (nome holandês para São Nicolau), que vive da distribuição de brinquedos. Quando os Holandeses se estabeleceram nos Estados Unidos da América, Sinter Klass tornou-se Santa Claus. Aqui o Pai Natal sofre transformações no vestuário e nos seus hábitos para se tornar numa personagem amigável.
Harper's Illustrated Weekly, 1863
Em 1821, Clement Clarke Moore, escreveu uma história de Natal para crianças intitulada " The night before Christmas", no qual Pai Natal aparece com o seu trenó puxado por renas. O mesmo autor escreveu um texto intitulado " A Visit From St Nicholas", que apareceu no jornal "Sentinel" em Nova Iorque a 23 de dezembro de 1823. Este texto falava de goblins que distribuíam presentes pelas crianças através da lareira e deslocavam-se num carro puxado por oito renas (com os nomes Blitzen, Dasher, Dancer, Comet, Cupid, Donder, Prancer e Vixen). A nona rena foi adicionado em 1939: Rudolf foi encarregue de iluminar o caminho do Pai Natal, graças ao seu “nariz vermelho luminoso”. A história foi traduzida em várias línguas e distribuída em todo o mundo.
Em 1863, a revista nova-iorquina "Harper’s Illustrated Weekly", sonhou um Pai Natal com um fato com bordas brancas e vestindo um cinto de couro largo. O cartoonista Thomas Nast foi o seu autor. Durante cerca de 30 anos, Thomas Nast representou neste jornal, um Pai Natal barrigudo e jovial, com uma barba branca e acompanhado por renas.
Em 1885, o ilustrador Thomas Nast desenhou a rota de Pai Natal desde o Pólo Norte até os Estados Unidos; a sua residência ficava, assim, oficialmente estabelecida...Um ano mais tarde, o escritor George P. Webster especificava que a fábrica de brinquedos e a casa do Pai Natal "estavam escondidas no gelo e na neve do Pólo Norte", confirmando com esta afirmação as ilustrações de Nast.
Postal de Natal, 1909
As ilustrações coloridas do Pai Natal hesitaram durante algum tempo entre o vermelho e o verde para as suas roupas, mas que será o vermelho que finalmente prevalecerá. A empresa americana Coca-Cola teve o génio de pedir a Haddon Sundblom para desenhar o simpático senhor (cuja fama crescera fortemente noes EUA) a beber Coca-Cola, para recuperar a força durante brinquedos de distribuição. Logo, as crianças seriam incentivadas a beber durante o inverno. Estas imagens foram transmitidas em tal escala que muitas pessoas acreditam que a cor vermelha do Pai Natal foi inventada pelo famoso refrigerante feito nos EUA. Na verdade, a cor vermelha foi associada ao Pai Natal muito antes dos anos 1930, período em que apareceram os famosos cartazes desenhados pelo ilustrador Haddon Sundblom para louvar os méritos da Coca-Cola. A verdade, porém, é que estas soberbas ilustrações ajudaram a popularizar ainda mais o caráter simpático de Pai Natal.
Hoje, o Pai Natal é uma figura consensual e apelando ao espírito de amizade e família nesta quadra, independentemente da cor das suas vestes ou das suas origens… Bom Natal!!!

Autor:

Jorge Andrade, 9ºB