Últimas Notícias

Economia

Sociedade

Ciência e Tecnologia

Cultura

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Relações bióticas


As relações bióticas são interações que se estabelecem entre os seres vivos nos ecossistemas. Estas podem ser intraespecíficas, quando a relação é entre animais da mesma espécie, ou podem ser interespecíficas, quando a relação é entre animais de espécies diferentes. 
Por um lado, as relações bióticas podem beneficiar os animais, como por exemplo as formigas que trabalham em conjunto para levarem objetos grandes para o formigueiro. Neste caso, todas as formigas trabalham para obter alimentos e são assim todas beneficiadas. Assim, podemos afirmar que este tipo de relações são "boas" e que é assim que muitas comunidades vivem, ou seja com a ajuda de outros seres vivos.


Por outro lado, estas relações podem ser prejudiciais para os seres vivos, por exemplo a competição são relações "más", pois ambos os seres vivos envolvidos são prejudicados, pois ao competirem por um recurso, estes perdem energia a lutarem com o outro animal.


Mas, existem relações em que um dos animais é beneficiado e outro prejudicado, como é o caso da predação e do canibalismo, ou seja, um dos animais alimenta‐se do outro e assim o predador é beneficiado, pois ganha energia e alimento e a presa é prejudicada, pois morre. Na minha opinião, estas relações são "más", pois um dos animais morre e assim a espécie perde um elemento.



Para concluir, as relações bióticas podem ser boas e más, dependendo das situações. Por exemplo a competição entre animais é prejudicial para ambos e a cooperação beneficia os animais. Mas existem outras relações que ambos os animais envolvidos não são beneficiados nem prejudicados, como o comensalismo, pois um dos animais é beneficiado e outro nem é beneficiado nem prejudicado (por exemplo a doação de roupa).

Autora:

Catarina Lopes, 8ºA