Últimas Notícias

Economia

Sociedade

Ciência e Tecnologia

Cultura

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Exploração dos recursos naturais – livre ou controlada?


Os recursos naturais começaram a ser explorados praticamente desde que apareceu o primeiro ser vivo, pois para este se alimentar era necessário explorar ou tirar partido dos recursos que existiam na Natureza, para assegurar a sua sobrevivência.
Ao contrário do passado, atualmente, o consumo de recursos naturais tem vindo a aumentar drasticamente, principalmente nos países desenvolvidos, devido ao aumento da população mundial, à expansão urbana e à crescente urbanização, o que conduz a um aumento dos problemas associados a este fenómeno. 
Existem dois tipos de recursos naturais: os renováveis, sendo divididos nos recursos energéticos (energia solar, energia eólica etc.), nos recursos hídricos (lagos, rios, águas subterrâneas) e nos recursos biológicos (agricultura, pesca, florestas etc.); e os não-renováveis, que estão divididos em minerais (rochas industriais, rochas ornamentais, etc.) e em energéticos (energia nuclear, combustíveis fósseis etc.). 
Os recursos naturais renováveis são todos os recursos que são extraídos da Natureza, que não poluem o ambiente e são inesgotáveis, não prejudicando a sua exploração as gerações seguintes. Porém, os recursos naturais não-renováveis poluem o ambiente, podem esgotar-se e não são garantidos para as gerações seguintes. 
Mas será que pode ser preocupante? Cada vez mais o nível de vida das populações dos países desenvolvidos tem vindo a melhorar, o que faz com que a exploração dos recursos naturais, principalmente não-renováveis, aumente.
Com o acréscimo da exploração dos recursos naturais, existe perda da biodiversidade, porque a extração dos recursos naturais não-renováveis pode provocar a destruição dos habitats e poluição atmosférica, que tem como consequência o aumento de efeito de estufa, levando ao aquecimento global.  
Com todas estas interferências humanas para extrair os recursos não-renováveis da natureza, o nosso planeta tem sofrido imensas alterações, que não só interferem com o nosso quotidiano, mas também prejudicam os animais e as plantas, ou seja, todos os seres vivos. 
Por tudo isto, a exploração dos recursos naturais deve ser controlada para que próximas gerações possam ter acesso e usufruto destes, promovendo o desenvolvimento sustentável.  
Concluindo, deveriam ser utilizados mais recursos naturais renováveis, de modo a que os recursos não-renováveis sejam gradualmente substituídos e utilizados em menor quantidade. Deveriam ser feitas palestras e atividades interativas, principalmente nas Escolas, que explicassem as consequências do uso excessivo dos recursos não-renováveis, e deveria ser condicionada a extração dos mesmos em elevadas quantidades nos setores primários, principalmente nas zonas do planeta onde estas estivessem já em fase de rutura do recurso. 
Nunca se esqueça que o planeta já existe há milhares de milhões de anos, por isso merece ser respeitado! Não polua o ambiente.

Autora:

Dânia Sousa, 8ºA