Últimas Notícias

Economia

Sociedade

Ciência e Tecnologia

Cultura

segunda-feira, 30 de março de 2015

A globalização no mundo atual - aculturação

Nos nossos dias, o fenómeno da aculturação está presente em todos as sociedades, surgindo associado à globalização do mundo atual, mais particularmente à globalização cultural, entendida como a difusão e a partilha à escala planetária de imagens, sons, produtos, ideias, costumes, estilos de vida.
A aculturação baseia-se na adoção, seleção e adaptação de novos elementos culturais, bem como a mudança de hábitos resultante do contacto com outras culturas. Para além disso é importante afirmar que a aculturação tem vindo a expandir-se cada vez mais em todos os países do mundo, principalmente na UE, uma vez que existem maiores facilidades de circulação de bens, serviços, capitais e pessoas entre os países membros.
O fenómeno da aculturação só é possível através da aquisição de elementos materiais e espirituais de uma cultura por outra. Esse facto exigirá um esforço de compreensão e de tolerância devido às diferenças existentes entre povos e culturas, o que levará a um relacionamento baseado na diversidade cultural e no respeito mútuo, gerando dessa forma o multiculturalismo. Um exemplo representativo desta situação é o Halloween em Portugal.
A aculturação pode ser parcial, ou seja, os indivíduos recebem uma nova cultura conjugando-a com a sua num processo de socialização em que ambos aprendem e interiorizam os modelos e traços culturais do grupo dominante. Pode também ser total quando os indivíduos adotam uma cultura na sua totalidade e suprimem a sua.
A evolução dos meios e vias de comunicação, bem como a melhoria das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) permitiu o aumento do contacto entre povos e culturas, o que, por sua vez, possibilitou a difusão mundial de valores hábitos e modos de vida – aculturação.
Buche de Nöel

Outros fatores têm contribuído para a difusão da aculturação, por exemplo, a elevada taxa de emigração portuguesa, que permite ao nosso país adquirir culturas de outros, modificando, nomeadamente, a alimentação em épocas festivas, como o uso de Galette des Rois e da Buche de Noël no jantar de Natal.
Galette des Rois
A influência norte-americana (Americanização) é visível por todo o globo, através de exemplos como o cinema sendo que a maior parte dos filmes são realizados por norte-americanos; a restauração de fast-food, como o MCDonald’s, Burger King, entre outros. O Brasil também adotou parte da cultura portuguesa e da angolana.
Em conclusão, as culturas têm evoluído cada vez mais e o que era considerado moderno, há uns tempos atrás, agora é considerado desatualizado. Segundo Cello Vieira, Quem vive de culturas primitivas está parado no tempo.

Autores:

Ivo Barros Brito, 12ºB
Mara Xavier Martins, 12ºB