Últimas Notícias

Economia

Sociedade

Ciência e Tecnologia

Cultura

segunda-feira, 30 de março de 2015

COMIDA CASEIRA vs FAST-FOOD: Contaminantes fúngicos e deterioração

No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, realizou-se uma experiência na qual se mantiveram vários tipos de alimentos confecionados pela cadeia de restaurantes McDonalds, a par de batatas fritas caseiras, de modo a descobrir a durabilidade dos produtos deste restaurante, comparativamente à comida caseira.
Para isso, estes produtos foram mantidos em recipientes de plástico transparente durante quatro semanas. Durante o tempo da experiência, foram feitos registos fotográficos semanais da evolução dos alimentos em análise. No final das quatro semanas, comparou-se o aspeto final dos alimentos com o seu aspeto inicial.
Decorrido este tempo, verificou-se que todos os alimentos do McDonalds apresentavam fungos e bolores, verdes e brancos, apresentando as McBatatas bolores castanhos, diferentes de qualquer outro produto, enquanto as batatas caseiras não apresentavam qualquer tipo de contaminantes fúngicos.
Dado que a contaminação fúngica é realizada através de esporos transmitidos por via aérea, para que esta ocorra é necessária a exposição dos alimentos ao ar durante algum tempo. O facto de quase todos os alimentos do McDonalds apresentarem bolores semelhantes indicia que a contaminação terá ocorrido no local da sua confeção/venda, a única localização comum a todos estes alimentos.

Após a análise dos resultados, pode concluir-se que o tempo de exposição dos ingredientes e alimentos ao ar é crucial à ocorrência de contaminação por esporos fúngicos. Assim, este tempo deve ser reduzido pela confeção de ingredientes imediatamente a seguir à sua desembalagem (como foi realizado com as batatas fritas caseiras) e pela entrega dos alimentos ao consumidor no menor tempo possível, o que poderá ser conseguido pelo recurso às novas tecnologias (por exemplo, pela utilização de uma app de encomenda de serviço). Poderá ainda reduzir-se a contaminação pela diminuição de contaminantes fúngicos aéreos, através da melhor extração destas do ar atmosférico, com a instalação ou inovação dos instrumentos de purificação do ar.

Autores:

Alunos do 6ºB