Últimas Notícias

Economia

Sociedade

Ciência e Tecnologia

Cultura

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Professor por um dia…

No âmbito da disciplina de Português e do estudo da obra de leitura orientada “O Cavaleiro da Dinamarca” de Sophia de Mello Breyner Andresen, as turmas do sétimo ano realizaram um trabalho colaborativo, assumindo o papel de “Professor por um dia”. 
Esta atividade levada a cabo pela docente Vânia Sousa teve como objetivos: promover o relacionamento interpessoal e de grupo, fomentar alunos autónomos, responsáveis, criativos e reflexivos sobre o seu próprio processo de ensino/aprendizagem, assim como o tratamento da informação/verificação da leitura e o uso correto da língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar o pensamento próprio.
O que pensam os alunos da profissão de professor? Eis alguns comentários à atividade desenvolvida.


Tomás Moura, 7ºB, nº 16

Ser professor é ser responsável pela educação de alguém. É uma enorme responsabilidade. O professor tem de tratar a informação, estudar, cooperar e respeitar as opiniões/ideias dos outros. Um bom professor tem de colaborar e promover o bom relacionamento interpessoal da turma.
Com a minha experiência de “Professor por um dia”, aprendi que ser professor é bem mais difícil do que eu inicialmente pensava. Tive de repreender os meus colegas pelas suas atitudes menos adequadas ao contexto de sala de aula, apelando ao bom comportamento dos mesmos, esclareci dúvidas que foram surgindo, etc. Com este trabalho, pude aprofundar o estudo da obra “O Cavaleiro da Dinamarca” e relembrar certos pormenores da mesma.

Marcelo Gonçalves, 7ºB, nº 9

Para mim, ser professor é uma profissão difícil, porque não se pode ter medo de falar em público, nem de assumir responsabilidades ou errar. Um bom professor tem de ser organizado, pontual, captar a atenção dos alunos e dinâmico, para que a aula não seja aborrecida.
A atividade “Professor por um dia” foi engraçada e enriquecedora, pude partilhar as minhas opiniões com os meus colegas e juntos chegámos a um acordo, o que nem sempre foi fácil.
Ser professor pode ser uma profissão difícil, mas a meu ver também é um trabalho bastante gratificante na medida em que os alunos de hoje, serão os trabalhadores de amanhã.

Maria Ana Silva, 7ºB, nº 11

Para mim, ser estudante é uma dádiva que devemos cuidar e estimar. (…) Para conseguir atingir o sucesso disciplinar, podemos contar com os professores que estão sempre disponíveis para nos ajudar. Ser professor não é um brinquedo, nem é tão fácil como parece….
Recentemente, foi-nos proposto um trabalho de grupo cujo objetivo era entregar-nos ao papel de professor. (…) Com esta atividade, compreendi que para ser professor precisamos de organizar as aulas, saber comunicar e ter autoridade. Também é necessário organizar o nosso tempo, ser responsável, autónomo e criativo.

Gonçalo Costa, 7ºB, nº 4

“Professor por um dia” foi um trabalho árduo, pois nunca tinha realizado uma atividade com tanta responsabilidade. Quando chegou o momento da apresentação, fiquei envergonhado, foi um momento difícil, mas todos participaram ordenadamente e no final fiquei muito aliviado. Quando for grande, não quero ser professor!!!!! Contudo, esta atividade ajudou-me a vencer os meus medos e a respeitar as opiniões dos meus colegas, assim como a relembrar certos pormenores da obra.

Marta Barbosa, 7ºB, nº 15

Realizar a atividade “Professor por um dia” foi uma tarefa importante para mim, para eu me dar conta dos aspetos positivos e negativos desta profissão.
Ser professor é uma boa profissão, ajuda-nos a olhar para os outros e a compreendê-los, a enfrentar novos desafios, a conhecer novas pessoas… Esta atividade permitiu-me aprender a trabalhar em grupo, a respeitar as sugestões dos meus colegas, a ser mais organizada e criativa. Mas ser professor também requer uma enorme paciência face ao mau comportamento dos alunos, entre outras coisas.
Desta forma, penso que a minha experiência como professora por um dia foi bastante gratificante e espero repeti-la.

João Vieira, 7ºA, nº13

Ser professor é ser a ponte entre o saber e o aluno, é ser alguém que transmite conhecimentos, é ser uma pessoa respeitada por todos. O professor é um ser humano, por isso erra, ele também aprende com os alunos, pois ninguém é perfeito. O professor é também um amigo, um conselheiro, não é uma pessoa que dita a matéria. Enfim, ser professor é uma fonte de conhecimento e só aprende quem quer. Ele é um modelo a seguir.
Quando fui “Professor por um dia”, aprendi que os alunos não têm o devido respeito pelo professor e que este tem muito mais trabalho do que eu pensava. A realização desta atividade permitiu-me conhecer profundamente a obra “O Cavaleiro da Dinamarca”, pois tive de preparar a aula muito bem. A meu ver, com este tipo de aulas, temos um melhor aproveitamento.

José Henrique Santos, 7ºA, nº 14

Ser professor é uma profissão muito importante na sociedade, pois este define o futuro da criança/adolescente (a educação, a via profissional, a cultura, …). Esta profissão tem de ser entregue a uma pessoa que goste de transmitir os seus conhecimentos aos alunos, mas não é só isso… Penso que ele tem de ter uma boa relação com os mesmos, pois isso facilitará o esclarecimento de dúvidas e a organização dentro da sala de aula.
Na minha opinião, esta experiência de “Professor por um dia” foi bastante positiva, pois fui capaz de perceber que é difícil manter a organização dentro da sala de aula, porque os alunos nem sempre facilitam o trabalho do professor, para além de ter relembrado certos pormenores da obra e de a compreender melhor.

Catarina Lopes, 7ºA, nº 7

Na minha opinião, ser professor é muito difícil, pois temos de conseguir impor disciplina nos alunos. Os professores têm uma tarefa exigente, tendo de trabalhar noite e dia para preparar as aulas, corrigir as tarefas dos Menus de Trabalho de Casa, os testes e avaliar os alunos. Para ser professor, tem de se ter a capacidade de ensinar, explicar, enfrentar, acreditar e lutar.
Na disciplina de Português foi-nos proposta a atividade “Professor por um dia” e senti algumas dificuldades… No dia da minha apresentação, irritei-me, pois quando o meu grupo queria apresentar o trabalho, os colegas nem sempre nos respeitavam. Também foi difícil elaborar respostas-modelo para o Guião de Leitura Orientada, mas em conjunto com os meus colegas a tarefa tornou-se mais divertida, aprendi com eles e respeitei as suas ideias. Esta atividade promoveu a minha autonomia, responsabilidade, mas também o respeito pelo outro, e pude reforçar os meus conhecimentos da obra.
Gostei muito de realizar este trabalho e espero no futuro repetir este tipo de atividade.

Teresa Ferreira, 7ºA, nº20

Para mim, ser professor é dar e receber. Os professores dão o conhecimento sobre o passado, o presente e o futuro, e também o recebem por parte dos alunos.
A experiência que eu tive de ser professora por um dia foi árdua, mas interessante, pois tive sempre de pensar se os meus colegas iriam perceber o que eu estava a tentar transmitir e se não iriam pensar que era monótono e enfadonho.
No final deste trabalho, concluí que ser professor é exaustivo, mas compensador, pois dá muito trabalho, mas a interação com os alunos compensa o cansaço.

Ana Mafalda Caetano, 7ºA, nº 3

Na minha opinião, ser professor é ser alguém que consegue educar os seus alunos e também ensiná-los, ou seja, é alguém que tem a capacidade de transmitir a outros o seu conhecimento sobre algo.
Para mim, ser “Professor por um dia” foi uma experiência ótima, pois estive na posição de um verdadeiro professor e tive de tentar transmitir o que sabia sobre aquele tema (“O Cavaleiro da Dinamarca”). Foi complicado manter a turma em silêncio e conseguir apresentar o trabalho, contudo tive a oportunidade de estar no papel de professor e isso foi bastante entusiasmante e enriquecedor.