Últimas Notícias

Economia

Sociedade

Ciência e Tecnologia

Cultura

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Entrevista com Mónica Sousa


Entrevista com a Dr.ª Mónica Sousa, Presidente da Associação Portuguesa de Geólogos
CCM NEWS: Porque quis ser geóloga?
DR.ª MÓNICA SOUSA: Quando era criança adorava apanhar fósseis. Quando ia de férias para o Algarve, por exemplo, lembro-me de andar constantemente à procura de fósseis e ficava fascinada com as formações rochosas que observava durante as viagens e tinha a vontade de perceber como se tinham formado e porque estavam ali. Os sismos e os vulcões eram também fenómenos que me fascinavam e que eu gostaria de estudar. Como sempre gostei da Natureza e de estar em contacto com ela, percebi desde muito cedo que a área com que me identificava era a Geologia e que gostaria de um dia ser geóloga.
CCM NEWS: Que área da Geologia lhe fascina mais? Porquê?
DR.ª MÓNICA SOUSA: Embora não esteja a trabalhar nessa área, sem dúvida que a Sismologia e a Vulcanologia são as áreas que mais me fascinam. Gosto também da Geocronologia (datação absoluta de rochas), uma das áreas do meu trabalho e dos Recursos Minerais e interesso-me bastante pela área dos Riscos Geológicos.
CCM NEWS: Qual a área da Geologia de maior potencial no século XXI? Porquê?
DR.ª MÓNICA SOUSA: Sem dúvida que a área relacionada com os Recursos Geológicos continuará a ser uma área das áreas de maior potencial no século XXI, quer sejam os recursos minerais, os recursos energéticos, de que destaco o petróleo, bem como os recursos hidrogeológicos (uma vez que a água é o recurso natural mais importante).
Dentro dos recursos minerais destaco a crescente aposta nos recursos minerais dos oceanos. Portugal detém a 3ª ZEE e os maiores recursos minerais nacionais estão precisamente no fundo do mar. As zonas mais promissoras são as fontes hidrotermais (blacksmokes) que geram grandes depósitos de sulfuretos que contêm ouro, cobre, manganésio, zinco, e outros metais.Estimativas mais conservadoras colocariam a exploração dos recursos minerais oceânicos, que incluem ainda ferro, prata, ouro e metais raros, além de gás natural e hidrocarbonetos, nos 20 mil milhões de Euros, catapultando o mar de 2-3% do PIB para 6-8% do PIB.
A reciclagem de metais, conhecida como UrbanMining será também uma área de grande potencial no século XXI.
CCM NEWS: Como é o dia-a-dia de um Geólogo em Portugal?
DR.ª MÓNICA SOUSA: O dia-a-dia de um Geólogo em Portugal depende muito da sua área de trabalho. Poderá estar a trabalhar em investigação numa Universidade (Centros de Investigação), como geólogo nos serviços geológicos portugueses (LNEG), como geólogo numa Câmara Municipal, num Instituto público como por exemplo o ICNF, num Geopaqueou numa empresa, por exemplo direcionada para a Geologia Aplicada, Prospeção, Hidrogeologia, exploração mineira, pedreiras, etc.
Assim, o seu dia-a-dia será diferente consoante o tipo de trabalho que desempenha.
CCM NEWS: Faz investigação? Em que área?
DR.ª MÓNICA SOUSA: Estou neste momento a terminar a minha tese de doutoramento. Estou a estudar as rochas que se encontram na faixa litoral da cidade do Porto do ponto de vista geoquímico, geocronológico e estrutural, ou seja, pretendemos perceber que tipo de rochas são, como se formaram, qual a sua história e estimar a sua idade.
CCM NEWS: O que gostaria de descobrir? Porquê?
DR.ª MÓNICA SOUSA: Acho que como muitos petrólogos gostaria de descobrir um mineral novo. Gosto muito de minerais e tenho a certeza que ainda não se descobriram todos. Seria engraçado poder contribuir para a mineralogia com essa descoberta.
Se viesse a trabalhar em sismologia, gostaria de contribuir para uma previsão mais precisa da ocorrência de um sismo.
CCM NEWS: O que diria a alguém que começa a gostar da Geologia?
DR.ª MÓNICA SOUSA: A Geologia é uma ciência extraordinária, que nos permite conhecer a história do nosso Planeta e utilizar de forma sustentada os seus recursos geológicos. Para que essa pessoa pudesse escolher de uma forma mais objetiva a área de estudo ou trabalho no âmbito da Geologia, aconselhava a que participasse em atividades relacionadas com a área: saídas de campo, Universidade Júnior, Ciência Viva no Verão, visitar Universidades, Museus e Centros Ciência Viva, participar nas atividades da APG, por exemplo. Diria também que essa pessoa deveria gostar de aventura, de mudanças, de viajar e que deveria ser uma pessoa persistente.
CCM NEWS: Qual o seu mineral preferido? E rocha? Porquê?
DR.ª MÓNICA SOUSA: Essa pergunta é difícil, visto que gosto muito de minerais. Destaco a água-marinha, uma variedade de berilo, a fluorite, a turmalina, a granada e o zircão, estes últimos porque são minerais que nos dão respostas muito importantes; com a granada podemos saber a história térmica de uma rocha e com o zircão podemos saber a idade de uma rocha!
Tinha um martelo, uma bussola, um caderno de campo e caneta, uma lupa. Se pudesse apenas escolher um, que objeto levaria consigo para uma ilha? Porquê?
Um martelo faria jeito, mas acho que escolheria um caderno de campo e caneta, para poder apontar tudo aquilo que observasse.
CCM NEWS: Qual a importância da Associação Portuguesa de Geólogos? Qual o seu papel?
DR.ª MÓNICA SOUSA: A Associação Portuguesa de Geólogos foi fundada em 1976. É uma associação sócio-profissional, sem fins lucrativos, que congrega profissionais da Geologia que se dedicam a domínios diversificados no âmbito das Ciências da Terra.
Tem como objetivos:
Representar a profissão de Geólogo junto dos poderes públicos e privados;
Promover a elevação, independência e prestígio da profissão;
Defender os interesses dos Geólogos e da Geologia;
Promover o desenvolvimento científico e técnico dos seus associados;
Cooperar na preparação de leis e regulamentos relativos ao título e ao exercício da profissão;
Intervir no planeamento do ensino da Geologia;
Promover a divulgação da Geologia na sociedade.
CCM NEWS: O que faz para a divulgação da Geologia?
DR.ª MÓNICA SOUSA: Tenho participado na realização e organização de várias atividades de divulgação da Geologia. Desenvolvi o projeto do Passeio Geológico da Foz do Douro e tenho tentado continuar a realizar visitas. Sou coordenadora e monitora do Programa Geologia no Verão da Ciência Viva pela APG e pela FCUP. Organizei e organizo vários eventos de divulgação científica, como por exemplo, as Rotas da Ciência que decorreram no Porto há uns anos, exposições nas estações de metro no âmbito do Porto Cidade de Ciência, preparação de uma exposição num museu em Santo Tirso, organização de uma exposição de fotografia relacionada com a Geologia. Na APG sou uma das organizadorasdo Seminário “A Geologia na Rota da Vinha e do Vinho” direcionado quer a profissionais quer ao público em geral. Utilizo o facebook. Falo de Geologia a toda a gente!
CCM NEWS: O que dizem os seus olhos?
DR.ª MÓNICA SOUSA: Os olhos permitem-me observar e descobrir novos mundos. Acho que acima de tudo transmitem curiosidade.
Entrevista conduzida por:

Carla Neto, 10º B
Joaquim Pinto, 11º A
Inês Cunha, 11º A