Últimas Notícias

Economia

Sociedade

Ciência e Tecnologia

Cultura

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Coma bem, viva melhor!

Dia Mundial da Alimentação

A comemoração dos dias temáticos serve para que discutamos as questões importantes. O Dia Mundial da Alimentação levou-nos a pensar nas questões relacionadas com esse ato humano, mas ao mesmo tempo tão mecânico.
Os seres humanos têm uma relação profunda com a alimentação, ora como momento de reposição de energias, ora como momento de consagração dos prazeres da vida. Nos nossos dias discute-se cada vez mais a necessidade de uma alimentação saudável como contributo para uma vida saudável. Para nos ajudar a pensar nisso convidamos uma nutricionista, a Dr.ª Marta Ferreira. As nossas questões passavam por perceber como desenvolver hábitos alimentares saudáveis e, em particular na nossa vida escolar.
Primeiramente foi debatida a importância da Roda dos Alimentos, começando por referir que esta é uma representação gráfica que serve de auxílio na escolha e na combinação dos alimentos que deverão fazer parte da alimentação diária. Esta é constituída por sete grupos de diferentes dimensões, os quais indicam a proporção de peso com que cada um dos alimentos deve estar presente nas nossas refeições.
Relativamente à água constatou-se que esta não possui um grupo próprio, uma vez que está presente em todos os alimentos dos variados grupos existentes, sendo desta forma imprescindível à vida. Além disso, é fundamental que se beba em abundância diariamente, pelo menos 1,5 a 3 litros.
Com base nas informações que a oradora nos forneceu, foi possível concluir que cada um dos grupos apresenta funções e características nutricionais específicas, pelo que todos devem estar presentes na nossa alimentação, devendo de igual modo existir uma variação de forma a existir um equilíbrio nutricional.
Se o nosso objetivo passa por uma alimentação saudável, seguir aquilo que a roda dos alimentos nos recomenda e de que já tantas vezes nos recordaram, seria o suficiente. No entanto, vários são os exemplos de situações, talvez mais específicas, em que nos esquecemos destas regras e que tendencialmente levam a excessos.
Em muitas ocasiões é normal vermos crianças e até mesmo adultos transportarem consigo para a escola, para o trabalho, o próprio lanche ou até o almoço. Embora, por um lado esta seja uma boa solução na gestão da economia familiar, é também uma ótima estratégia na gestão de uma alimentação saudável. Ainda assim, são em situações como esta que cedemos a tentações. Um pão com fiambre e queijo e um leite com chocolate, um pão com geleia e um pacote de sumo. Todas estas parecem soluções bastantes deliciosas, mas talvez um pouco desequilibradas.
Assim, em sequência da palestra motivacional realizada pela Dr. Marta Ferreira no âmbito do Dia Mundial da Alimentação, tentamos elaborar dois exemplos que procuram solucionar desequilíbrios nutricionais regulares nos lanches que trazemos para a escola e na quadra natalícia.


Lanche saudável, pão rico em fibras, vegetais e fiambre 
de carnes brancas.
No lanche escolar deve estar presente:
  • Fruta da época simples ou em salada;
  • Frutos secos;
  • Bolachas de água e sal ou integrais;
  • Sandes de pão integral ou de sementes, com queijo, fiambre, alface, tomate ou cenoura;
  • Leite magro ou meio gordo;
  • Iogurtes com pouco açúcar;
  • Água.


Um aspeto importante neste lanches é evitar os alimentos muito açucarados como o chocolate, devendo ser incluídos apenas uma ou duas vezes por semana.
O Natal e a passagem de ano são épocas de grandes banquetes e de grandes excessos alimentares. Alguns alimentos frequentes nas festividades natalícias são ricos em nutrientes que nos ajudam a ter uma vida mais saudável, mas devemos ser sempre consumi-los com moderação. Mas vejamos com cuidado alguns deles.
O Bacalhau é um peixe considerado magro, devido ao baixo teor lípido, intervém na regularização da tensão arterial, na coagulação do sangue e contribui para o fortalecimento do sistema imunitário. Além disso, é fonte de vitaminas B6 e B12 que, em conjunto, previnem problemas ao nível da circulação sanguínea.
O polvo é um alimento com alto valor nutritivo, rico em vitamina A e B, Boa fonte de ferro, prevenindo assim uma deficiência comum que leva à fadiga, fraqueza e anemia. Contém também potássio, cálcio, fósforo e selénio.
A carne do cabrito é altamente rica em proteínas, assim como em ferro e zinco, minerais essenciais para um bom funcionamento das células. Por outro lado, o seu consumo diminui a incidência de doenças cardiovasculares e contribui para a prevenção da doença de Alzheimer.
O peru é uma Carne branca com baixo teor calórico e de gordura (esta encontra-se maioritariamente na pele, motivo pelo qual a mesma deve ser retirada). Esta ave reduz os níveis de colesterol e contém importantes nutrientes para o sistema imunitário.
Deixamos ainda algumas dicas para a ceia de Natal:
  • O bacalhau deverá ser pouco salgado e bem demolhado;
  • Inserir sempre que possível grande abundância legumes na ementa;
  • Doces em quantidade moderada e ingeridos lentamente;
  • Evitar o excesso de bebidas alcoólicas;
  • O consumo de ananás e abacaxi servirão para reduzir o apetite;
  • As rabanadas devem ser demolhadas em leite magro e assadas no forno.
Em conclusão, pode-se afirmar que, tal como Hipócrates na Grécia Clássica afirmava que a alimentação é o melhor remédio para a nossa saúde, os nossos alimentares devem proporcionar-nos uma vida melhor…

Autores:

Alice Du, 12º A
Ana Francisca, 12º A
Anita Trigueira, 12º A
Beatriz Sousa, 12º A
Diogo Santos, 12º A
Hugo Miguel, 12º A
Joana Moreira, 12º A
Marta Dias, 12º A
Nuno Ferreira, 12º A
Telma Martins, 12º A