Últimas Notícias

Economia

Sociedade

Ciência e Tecnologia

Cultura

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

A importância da Fundação de Serralves para a dinamização Cultural do Norte


A Fundação de Serralves está localizada no Parque de Serralves na cidade do Porto, onde também se situa a Casa e o Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Esta fundação foi criada em 1989, sendo o resultado de uma parceria entre o Governo Português, instituições públicas, privadas e particulares. Neste ano de 2014, em que a Fundação comemora o seu vigésimo quinto aniversário, além do seu Museu celebrar 15 anos, será importante pensarmos no seu papel na cultura em Portugal.
O papel que a Fundação desempenha na promoção das artes e da cultura na cidade, no Norte e no país é inequívoco. Para tal, bastaria, quiçá, ver a quantidade de pessoas que inundam todos os anos as exposições e os eventos organizados por Serralves, em particular “Serralves em Festa”. Porém, ainda recentemente, Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa condecorou a Fundação com o título de Membro Honorário da Ordem Sant’Iago da Espada, por aquilo que fez “em prol do desenvolvimento cultural e económico e da própria projeção internacional da cidade, da região e do País.”
Uma visita ao site da Fundação permite-nos verificar que, estatisticamente, a Fundação de Serralves tem o Museu mais visitado em Portugal. Senão vejamos alguns números de visitantes: em 2006 cerca de 316 mil; em 2007 mais de 360 mil; em 2008 mais de 412 mil; e até 2012 nunca mais voltou a baixar dos mais de 400 mil, sendo que em 2011 atingiu 473.903 visitantes. Se pensarmos que o Museu dos Coches, o museu mais visitado da Rede Portuguesa de Museus, em 2012 teve pouco mais de 184 mil visitantes, estamos perto de compreender a projeção cultural e museológica de Serralves.
Deste modo, deitemos um olhar sobre esta instituição cultural. A Casa e o Parque são a expressão do desejo e a realização do sonho de Carlos Alberto Cabral, o 2º Conde de Vizela. A Casa é um exemplar da Art Déco dos anos 30 do século passado. Este estilo artístico, herdeiro da Art Noveau, é uma tentativa de racionalização dos volumes e dos elementos de ornamentação, marcado pelo rigor geométrico e pela predominância de linhas verticais.
O projeto do Museu de Serralves, trabalho do arquiteto Siza Vieira, teve início em 1991. Em 1999 foi inaugurado este novo edifício, harmoniosamente integrado com a envolvente urbana e os espaços pré-existentes dos jardins do Parque e da Casa. O objetivo do museu de Serralves é sensibilizar o público para a Arte Contemporânea e para o Ambiente. A Fundação tem, na realidade, como fins incentivar o debate e a curiosidade sobre a arte, a natureza e a paisagem, educar de forma criativa e promover activamente a reflexão sobre a sociedade contemporânea.
Assim, conclui-se que este museu é muito importante para a dinamização da arte no norte, permitindo aos portugueses, que aí vivem, conhecer melhor a arte contemporânea e todas as suas características. Possibilita também o aumento do conhecimento e da curiosidade do público sobre a arte. “Mas a Fundação de Serralves, sendo inequivocamente uma das principais instituições portuguesas de cultura e, além disso, uma referência no meio artístico internacional, é também um caso de sucesso em termos de impacto económico, através da qualificação e do aumento global do turismo que tem vindo a gerar” – afirmou o Sr. Presidente da República no passado dia 3 de dezembro.
Para concluir, visitar o Museu é sempre mais do que visitar as suas exposições. É também descobrir as particularidades de cada espaço que compõem esta obra arquitetónica e cultural, com uma forte estrutura organizada e uma grande flexibilidade e capacidade de transformação que dá resposta à diversidade e imprevisibilidade da arte contemporânea que aqui é exposta.
O Museu e o Parque da Fundação de Serralves ficam a aguardar a tua visita.
Autores:

Beatriz Neves, 9º A
Leonor Pinto, 9º A
Tiago Cunha, 9º A