Últimas Notícias

Economia

Sociedade

Ciência e Tecnologia

Cultura

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Um ambiente melhor para uma economia sustentável


A sustentabilidade é o novo signo da economia mundial e os nossos jovens estudantes estão a pensar novas estratégias de colocar na ordem do dia esta realidade. Para tal os nosso jovens repórteres realizaram dois vídeos.
Após o debate e discussão sobre o modo de promoção do seu objetivo foi, unanimemente, decidido que iriam proceder à realização de uma vídeo reportagem, cujo intuito era a representação do contraste entre a realidade e a expectativa do comportamento dos cidadãos para com o ambiente. Para tal, utilizaram a ecopista da nossa escola como um exemplo prático para a aplicação dessas normas. De seguida, recorreram à construção de uma maqueta para auxiliar a compreensão dessa temática. Nesta, é possível observar a representação de uma casa na árvore que possui diversos recursos, como é o caso dos painéis solares, que garantem a sua autossustentabilidade energética.
Por fim, é esperado que, com os fundamentos deste projeto, a sociedade adote novos comportamentos para com o ambiente, promovendo assim a sustentabilidade global, evitando problemas de caráter irreversível, como é o caso do esgotamento dos recursos naturais.


Autores:

10ºA
Beatriz Dias
Catarina Du
Domingos Santos
Helena Gonçalves
João Gil Mesquita
Joana Lobo Coutinho
Jorge Andrade
José Gonçalves
Matilde Moreira Luís
Renata Bessa
Sara Silva Neto

No segundo vídeo, exploram a ecopista da escola, espaço verde com 2 hectares, que tem espaços didáticos, tais como a horta e a estufa, entre outros. Decidiram utilizar estes locais, porque demonstram perfeitamente o tipo de iniciativas desenvolvidas aqui que visam este projeto. Além disso, os alunos realizaram pequenos excertos áudio para descrever os aspetos sustentáveis do Colégio Casa-mãe.  Assim, consideraram que o trabalho desenvolvido no Colégio deve ser tido como um exemplo de utilização consciente dos recursos naturais.


Autores:

10ºB
Cristina Santos
Leonardo Duarte
Mafalda Gonzaga
Margarida Silva
Maria Inês Carvalho
Mariana Gomes Costa
Marta Silva
Nuno Ferreira
Pedro Ferreira Magalhães
Rúben Soares
Sérgio da Gama
Teresa Dias 
Tiago Leal Brandão
Tomás Frias