Últimas Notícias

Economia

Sociedade

Ciência e Tecnologia

Cultura

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Desigualdades Sociais


É notória a disparidade social entre diferentes continentes, países, regiões, estados e, até mesmo, cidades. Essa desigualdade é um dos maiores problemas da sociedade e é uma das causas de boa parte dos conflitos entre povos. A intensificação desse processo tende a agravar, ainda mais, os problemas socioeconómicos das pessoas mais carenciadas.
A desigualdade social é consequência da má distribuição da riqueza, facto constatado na maioria dos países. Esse fator gera um contraste económico e social entre a população, pois apenas uma pequena parcela da sociedade detém a maioria dos recursos económicos, enquanto que a maior parte sobrevive com a menor parcela da riqueza.


O futuro são as crianças e tendo isso em consideração foi analisada a perceção das mesmas acerca do tema das desigualdades sociais.
A colaboração dos alunos do 4º ano enriqueceu o projeto na medida em que permitiu conhecer a perspetiva dos mais novos acerca do tema das desigualdades sociais. As crianças demonstraram-se proativas, interessadas e motivadas o que se encontra patente nos trabalhos realizados com empenho e dedicação revelados em cada ilustração ou até comentário que teceram. Em acréscimo, estes alunos revelaram-se conscientes das disparidades existentes na nossa sociedade.
Em tom de conclusão, em prol de uma maior equidade, a sociedade deve assumir uma posição mais ativa, interventiva e solidária de modo a minimizar as diferenças existentes entre os membros de uma comunidade e os cidadãos do mundo inteiro, promovendo desta forma uma maior justiça social.

Autores:

Beatriz Ramiro, 12ºC
Miguel Magalhães, 12ºC
Laura Mateus, 12ºD