Últimas Notícias

Economia

Sociedade

Ciência e Tecnologia

Cultura

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Indústrias tradicionais renascem


Atualmente, Portugal tem assistido a um intenso rejuvenescimento da indústria. Cada vez mais as indústrias tradicionais, como os têxteis, a cortiça, o calçado e até a agricultura, têm melhorado gradualmente ultrapassando períodos de extremas dificuldades. De qualquer forma, devido às capacidades inovadoras e empreendedoras dos empresários portugueses, os obstáculos foram sempre ultrapassados e vemos agora muitas destas indústrias tradicionais no topo da economia portuguesa.
Assim, pondo em perspetiva, há vinte ou trinta anos atrás olhavam para as indústrias chamadas de tradicionais e ignoravam-nas, certamente não seriam importantes, o importante eram as indústrias modernas, as tecnologias sim, essas eram o futuro da economia. Mas contra tudo e todos, essas mesmas indústrias são agora o orgulho do país. Hoje, a agricultura representa 2% do PIB e prevê-se que a indústria têxtil, este ano, consiga alcançar ou até bater o seu recorde de exportações (um valor de cerca de 5000 milhões de euros). Após dez anos de “azar”, a cortiça voltou a exportar em números estrondosos chegando até aos 900 milhões de euros. Mas o caso de que nos podemos admirar mais e, de facto, o calçado que em sete anos aumentou as suas exportações em 34%.
Segundo as análises feitas a este fenómeno, teoriza-se que a razão para todas as tormentas foi a integração na zona euro, isto é, a adoção da moeda única. Foi essa situação que abalou gigantes números de postos de trabalho e levou muitas empresas à bancarrota ou quase. Uma outra razão foi o facto de Portugal se ter exposto a mercados muito concorrenciais como é a China. Assim, um dos numerosos exemplos de desgraças e a incrível descida da capacidade empregadora da indústria da cortiça, a qual perdeu metade da sua força de trabalho restando hoje 8000 empregos.
Depois de tal tragédia, Portugal reagiu da melhor forma, apostando fortemente na inovação, tecnologia dos seus serviços e dos seus produtos, tornando-os dignos da concorrência externa. Para essa reviravolta, contribuíram grandes empresários, como Manuel Carlos (da área do calçado) e muitos outros ligados, por exemplo, à agricultura da área do Ribatejo e Alentejo. Foram estes empreendedores que promoveram a transformação económica em Portugal levando o país a conquistar o lugar onde se encontra hoje.

Autor:

Tiago Ribeiro, 11ºB