Últimas Notícias

Economia

Sociedade

Ciência e Tecnologia

Cultura

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Parlamento dos Jovens - discutindo a Constituição

Sessão de abertura com o deputado da Assembleia da República, João Torres

O programa Parlamento dos Jovens, aprovado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.
O Parlamento dos Jovens consiste no debate de temas da atualidade por alunos e alunas, tendo então por objetivo a promoção a educação para a cidadania e o interesse dos jovens para estes temas. Deste modo, o programa consiste em três fases, primeiramente, a nível escolar, depois nível a distrital, em que os alunos de cada distrito debatem sobre o tema e chegam a um consenso de levar um conjunto de medidas, sendo que apenas um número reduzido de escolas (dependendo do número de escolas inscritas em cada distrito) para a segunda fase do concurso. Por fim , a última fase é a nível nacional que decorrerá em Lisboa na Assembleia da República, o Parlamento. Nesta etapa as escolas que conseguiram avançar para esta fase estipulam um conjunto de medidas que será proposto ao Parlamento Nacional.
No mês de março decorreu na Maia a Sessão Distrital do Porto, com as alunas Joana Moreira, Mafalda Campos e Beatriz Ramiro, num tom de representar o Colégio Casa Mãe. passaram à fase nacional do “Parlamento dos Jovens” cujo tema era baseado na atual Constituição e desafios aos poder local. De entre, aproximadamente, 50 escolas, o Colégio Casa-Mãe, em terceiro lugar, avançou rumo à capital. No próximo número traremos as notícias dessa viagem...

Autora:

Beatriz Ramiro, 12ºB