Últimas Notícias

Economia

Sociedade

Ciência e Tecnologia

Cultura

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

CERN – um laboratório para o mundo

A Organização  Europeia para a Pesquisa Nuclear (em francês: Organisation Européenne pour la Recherche Nucléaire) conhecida por CERN (antigo acrónimo para Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire) é o maior laboratório de Física de partículas do mundo, localizado em Meyrin, na região em Genebra, na fronteira franco-suíça. A sua atividade é poesia no mundo da ciência Física.
Criado em 1954 a organização tem vinte Estados Membros e, em 2010 tinha um efetivo de aproximadamente 2400 funcionários em tempo integral. Além disso, mais de 11000 cientistas e engenheiros, representando 580 universidades e centros de pesquisa de 80 nacionalidades diferentes. A assinatura da adesão de Portugal deu-se em 1985, iniciando-se efetivamente o trabalho dos investigadores a 1 de janeiro de 1986.
O CERN é financiado por vinte Estados: Alemanha; Áustria; Bélgica; Bulgária; Dinamarca, Espanha; Finlândia; França; Grécia; Holanda; Itália; Noruega; Polónia; Portugal; Reino Unido; República Checa, Eslováquia; Suécia e Suíça. Por sua vez, oito organizações internacionais e países possuem o estatuto de observador no Conselho do CERN: a União Europeia; Índia; Israel; Japão; Rússia; Turquia; UNESCO; e Estados Unidos da América.
O centro possui equipamentos necessários para a pesquisa de alta energia física pelo que várias experiências têm sido efetuadas por colaborações internacionais. A organização de investigação nuclear tem como vocação a física, no sentido de descobrir os constituintes e as leis do Universo. Os investigadores usam instrumentos científicos dos maiores e mais complexos do mundo para estudar os componentes básicos da matéria - as partículas fundamentais. A investigação passa descoberta do que acontece quando as partículas entram em colisão perto da velocidade da luz. O processo dá os físicos pistas sobre como as partículas interagem, e fornece dados sobre as leis fundamentais da Natureza.
O CERN é o maior laboratório de física de partículas do mundo, onde estão a ser realizadas experiências para criarem as condições iniciais da formação do Universo, descobrindo partículas elementares que constituem toda a matéria que nos rodeia, nomeadamente matéria escura e energia escura (cerca de 96% do nosso Universo). Deste modo, utiliza aceleradores e detetores de partículas, dispositivos que se contam entre os maiores e mais complexos instrumentos científicos jamais construídos: o LEP, acelerador de eletrões e positrões, tem uma circunferência de 27 Km, e alguns dos detetores têm as dimensões de edifícios de oito andares.

Autores:

João Ribeiro, 9º A
Mariana Alves, 9º A
Tiago Ribeiro, 9º A