Últimas Notícias

Economia

Sociedade

Ciência e Tecnologia

Cultura

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Agências financeiras: guia para interpretação...


Nos últimos meses o setor económico e financeiro português têm estado em suspenso com as possíveis subidas de rating, da agências de notação financeira. Quando é que estas agências entraram na nossa vida? O que são agências de rating?
No dia 15 de setembro de 2008, depois de uma perda de 2,7 milhões de euros no primeiro semestre, o Lehman Brothers decretava falência. Era, na altura, o quarto maior banco de investimento dos EUA. Para o exterior, a mensagem transmitida pelos responsáveis era que a crise do subprime tinha sido a principal causadora e que os problemas com os ativos financeiros considerados "tóxicos" já duravam há algum tempo. no entanto, até à altura do colapso, as três mais importantes agências de rating dos EUA e internacionais classificavam o banco positivamente e como "Investimento" seguro. Desde essa altura, tudo se precipitou e as agências de notação financeira passaram a fazer parte do nosso quotidiano.
Esse tipo de atividade começou a existir em meados do século XIX, nos Estados Unidos, quando algumas empresas forneciam aos comerciantes informações sobre a solvabilidades seus clientes, avaliando a capacidade desses cliente para honrar os pagamentos devidos em uma determinada obrigação financeira, tendo em vista a qualidade dos fiadores
Quem investe numa obrigação, está a emprestar dinheiro à entidade emitente. A primeira consideração a fazer, é garantir que a amortização é feita com juros. A qualidade do crédito pode ser uma ferramenta valiosa na avaliação a fazer porque se refere à capacidade da entidade emitente em gerar juros e o pagamento atempado e na sua totalidade.
A qualidade do crédito pode também ter impacto na taxa de juro duma obrigação. Com frequência, as entidades emitentes avaliadas como tendo elevada qualidade de crédito, pagam um juro mais baixo porque as suas obrigações têm menor risco de incumprimento. Para entidades emitentes avaliadas como tendo crédito mais fraco, normalmente têm taxas de juro mais elevadas para compensar um maior risco de incumprimento.
Quando se verificam notações de crédito de qualidade variáveis, entre as obrigações de empresas e as obrigações das entidades da administração local, tal facto sugere uma necessidade de pesquisa e investigação rigorosa. Contudo, não é fácil avaliar a fiabilidade do crédito de uma entidade emitente sem ser feita uma análise profunda da situação financeira dessa entidade e da conjuntura financeira envolvente.
Muitos investidores procuram informação junto de agências de notação de crédito ou de rating, como a Standard & Poor’s (S&P), a Moody’s ou a Fitch, para analisar as entidades emitentes e avaliar as suas obrigações. Estas classificações baseiam-se na avaliação da capacidade financeira do emitente da obrigação e pode ser um excelente ponto de partida para determinar a solidez do investimento.
As notações seguintes baseiam-se no sistema utilizado pela S&P, mas todas as principais agências de rating utilizam indicadores semelhantes nas suas notações de crédito:
  • AAA é o rating mais elevado e D é o mais baixo.
  • Obrigações a que foi atríbuida a notação de crédito AAA, AA, A e BBB são consideradas obrigações “investment grade” o que significa que estão relativamente salvaguardadas do risco de incumprimento.
  • Obrigações com rating BB ou abaixo (incluindo B, CCC, CC, e C) são consideradas de elevado rendimento com maior risco devido a caraterísticas especulativas e podem ser vulneráveis ao risco de incumprimento.
  • Obrigações com notação D já se encontram em incumprimento.
  • Os ratings podem ser modificados com o sinal mais (+) ou menos (-), que indica capacidade financeira relativa dentro de cada categoria.

É importante realçar que as notações ou ratings representam a opinião expressa pela agência de notação e não são, de todo,standards de qualidade absolutos. Com frequência, as empresas de fundos de investimento têm os seus próprios analistas de crédito, que, antes de incluírem uma obrigação na sua carteira de fundos, fazem uma análise adicional cuidada.


Autores:

9ºB