Últimas Notícias

Economia

Sociedade

Ciência e Tecnologia

Cultura

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Apple - 40 anos depois...e agora? What's new?


A Apple foi fundada por Steve Wozniak, Steve Jobs e Ronald Wayne com o nome de Apple Computers INC., em 1976, na Califórnia. Com vendas anuais (no ano fiscal de 2006) em torno dos US$ 19,3 bilhões, e sediada em Cupertino, na Califórnia, a Apple desenvolve, vende e oferece suporte a uma série de computadores pessoais, reprodutores de média portáteis, software e hardware. Entre os produtos mais conhecidos da empresa estão a linha de computadores Mac, seu sistema operacional Mac OS X e a linha iPod de reprodutores de média portáteis. Para o iPod e seu programa, o iTunes, a Apple vende audiobooks, filmes, jogos, música, programas televisivos e videoclipes na sua iTunes Store, recentemente entrou no ramo de celulares com a criação do iPhone.
Fundadores da Apple
A empresa era conhecida por Apple Computer, Inc. pelos seus primeiros 30 anos de existência, mas retirou a palavra "Computer" de sua razão social em 9 de janeiro de 2007. A mudança de nome, que seguiu a introdução do smartphone iPhone e do sistema de vídeo digital Apple TV, é uma representante da contínua expansão da empresa em outros mercados além do seu foco tradicional em computadores. 
A "Apple" também opera mais de 200 pontos de venda nos Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Canadá e Itália. As lojas vendem a maioria dos produtos da empresa, assim como muitos produtos de terceiros e oferece suporte e consertos no local para seu hardware e software. A empresa emprega mais de 20 000 pessoas mundo afora, entre cargos permanentes e temporários. 
Steve Jobs apresenta o primeiro Macintosh (1984)
Por uma variedade de razões, desde sua filosofia de design às suas raízes indie, assim como suas campanhas publicitárias, a Apple construiu uma reputação distinta na indústria de informática e eletrônicos e cultivou uma base de consumidores que é devotada de modo incomum à empresa e à sua marca. Na data de 24 de agosto de 2011 Steve Jobs anuncia oficialmente a sua renúncia do cargo de CEO da Apple e em 5 de outubro de 2011, falece.
Correu um boato de que a empresa tinha superado a Microsoft em meados de 1999 em valor de mercado, que teria se tornado a maior da história, mas o valor corrigido da inflação mostra que a Apple não tinha chegado àquele valor.
Alguns produtos de sucesso da Apple:
Apple l - O primeiro computador da empresa Apple em julho de 1976
Apple II - O primeiro computador da família II
Macintosh - A marca registrada da Apple para seus computadores.
QuickTime - Uma estrutura de suporte desenvolvida para desenvolvimento de software
PowerBook G3 – 1998, foi o primeiro notebook com processador PowerPC G3.
iMac – 1998, desde o primeiro modelo deste computador ele já possuía um design com diversos atributos novos
iBook - 1999, Notebook da Apple criado seguindo as mesmas características do iMac, com várias cores fortes e atributos novos.
iPod - 2001, foi um dos primeiros players portáteis de áudio e vídeo digital do mundo
iTunes Store - 2001, é a maior galeria de música digital legalizada no mundo.
iTunes - 2001, Foi desenvolvido para reproduzir e organizar arquivos de música e vídeo digitais.
Mac OS X - 2001, sistema operacional destinado aos computadores Macintosh.
MacBook - 2006, é o notebook sucessor do ibook.
iPhone - 2007, é um telefone com funções reprodução de áudio, câmera digital e internet. A navegação é feita através a partir de uma tela sensível a múltiplos toques (multitouch). Destaca-se ainda pela utilização de uma versão do sistema operacional OS X. Após seu lançamento, o aparelho vendeu 1 milhão de unidades em um período de apenas 74 dias.
iPod touch - 2007, é um dos modelos de iPod mais avançados, com funções quase idênticas as do iPhone, porém, sem a capacidade de fazer ligações e enviar mensagens de texto pagas.
iPad - 2010, é um 'tablet' criado pela empresa e apresentado em 27 de janeiro de 2010.
MacBook Air - 2008, apresentado em 15 de janeiro de 2008, é um notebook Macintosh fino da Apple apresentando um disco rígido de memória sólida.
iPad 2 - 2011, a segunda geração do iPad, que além de ser mais fino, mais rápido e mais leve, conta com uma câmera traseira e uma dianteira.
iPhone 4S - 2011, quinta geração do smartphone da Apple que conta com um processador A5, mais rápido que o do modelo anterior (iPhone 4). Teve como principal função o sistema de reconhecimento de voz Siri.
“Novo iPad” - 2012, a terceira geração do iPad, um pouco mais pesado que a sua geração anterior mas com muito mais tecnologia, como a conexão 4G, uma tela de Retina com quatro vezes a mais pixels que sua versão anterior, equipado com o processador A5X e uma câmera de 5 megapixels com filmagem Full HD (1080p).
iPhone 5 - 2012, sexta geração do iPhone, conta com um processador A6, muito mais rápido que os anteriores, além de possuir a capacidade de tirar fotos panorâmicas e outras 600 funções novas (mantendo algumas da geração anterior). Ainda conta com um design mais fino e elegante e uma tela de 0,5 polegadas maior. Ainda conta com uma câmera frontal (câmera FaceTime HD de 1,3 megapixels) melhor que as das versões anteriores de iPhones.
iPod Touch 5G - 2012
iPhone 5s - 2013, sétima geração do smartphone da Apple, conta com um processador A7 de 64 bits e leitor de impressão digital Touch ID. Disponível em três cores: cinza espacial, ouro e prata.
iPhone 5c - 2013, primeiro modelo alternativo ao iPhone com custo reduzido. Conta com as mesmas especificações do iPhone 5 e está disponível em cinco cores: branco, amarelo, verde, azul e rosa.
iPhone 6 - 2014, oitava geração do smartphone da Apple, conta com um processador A8 de 64 bits, leitor de impressão digital, NFC para transações comerciais, novo sistema de estabilização de imagens para a câmera, além de apresentar uma tela maior em relação ao iPhone 5s, de 4,7 polegadas.
iPhone 6 Plus - 2014, possui as mesmas funções do iPhone 6, mas possui uma tela full HD, além de funções no software diferentes dos outros modelos de iPhone.
AppleWatch - 2014 O Apple Watch é um relógio inteligente. O seu funcionamento só é possível associado a um iPhone 5 ou posterior. Seu lançamento está programado para o início de 2015. Ele possui a capacidade de rastrear atividades físicas.
iPhone 6s e iPhone 6s Plus - 2015 O iPhone 6s é o sucessor do iPhone 6, e é equipado com o iOS 9, novo sistema operacional da Apple para seus iPhones e iPads. O 6s ganhou uma função jamais vista nos outros smartphones da Apple, o 3D Touch. O tamanho da tela de ambos smartphones é a mesma dos iPhones 6 e 6 Plus. E, a câmera principal passou a filmar em Ultra HD (4K), além de poder tirar fotos de 12 megapixels.
iPhone SE - 2016 possui o mesmo tamanho de tela do iPhone 5s, mas apresenta especificações técnicas de uma geração acima, do iPhone 6s.

Autores:

João Silva, 9ºB
Vasco Ferreira, 9ºB