Últimas Notícias

Economia

Sociedade

Ciência e Tecnologia

Cultura

quinta-feira, 24 de março de 2016

República ou Monarquia?

Última Bandeira Monárquica
Portugal está a atravessar uma crise. Existe crise económica, crise política, demográfica, e o povo tem saído à rua em constantes protestos. O povo pede uma mudança, mas será essa mudança apenas partidária ou estaremos nós a bradar por algo maior, uma mudança no tipo de regime?
Atualmente, a República Portuguesa, é o país em que vivemos, uma república democrática, em que “somos todos iguais” e “temos as mesmas oportunidades”. Efetivamente, viver num país em que um calceteiro como o Vitorino Silva se pode candidatar à presidência da república evidencia uma certa igualdade de direitos, mas o facto de existir uma bipartização, uma dança de cadeiras parlamentar, entre o PS e o PSD não prova que essa igualdade não é tão certa e verdadeira quanto afirma ser? Se por um lado exista quem afirme que saiu de uma ditadura onde não tinha poder de escolha e agora não quer abdicar desse direito, por outro existe quem ofereça uma alternativa.
D. Manuel II, o último rei de Portugal
Deste modo, surge o Reino de Portugal, uma monarquia constitucional, que por si só vem acabar com o estereótipo, do rei absolutista de manto e coroa. Neste sistema político, que vigora em grandes potências mundiais, continua a existir um parlamento e eleições, o que é substituído é a figura representativa do presidente da república, o que também significa o fim de todos os gastos da presidência e da sua comitiva. Por exemplo, sabia que os gastos da família real espanhola são inferiores aos da comitiva do nosso presidente Cavaco Silva? Para além disto, um rei tem uma formação desde criança para o seu futuro. É educado para governar.
A mim entristece-me viver num país marcado pelos “espinhos dos cravos da revolução”. Um país que deu novos mundos ao mundo é o mesmo país em que é feito um regicídio e é proibido um referendo para uma monarquia ser reinstalada. Nós, portugueses somos um povo que sabe impor a sua vontade, lutar e mudar quando não estamos satisfeitos. Deixemos o “vai andando” e lutemos pelo nosso país! Viva o Rei! Viva Portugal!

Autor:

João Rodrigo Ribeiro, 10ºC