Últimas Notícias

Economia

Sociedade

Ciência e Tecnologia

Cultura

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Exposição de anatomia animal surpreendeu todos …



 Realizou-se no passado dia 28 de maio a I Exposição de Anatomia do Colégio Casa-Mãe, organizada e dinamizada pelos alunos de Biologia, da turma A do 12º ano, tendo como padrinho o Dr Duarte Monteiro, anatomista especialista do ICBAS – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – Universidade do Porto.
Nesse dia o Laboratório de Biologia e Geologia do nosso Colégio, inspirado e decorado segundo o estilo do inconfundível Hannibal Lecter, célebre personagem de ficção, abriu as suas portas aos demais elementos da comunidade educativa. Todas as turmas, do ensino pré-escolar ao ensino secundário, visitaram a exposição anatómica, observando exemplares reais de peças anatómicas animais, conheceram algumas técnicas de preservação e extração de órgãos, descobriram os principais produtos, biológicos e químicos, utilizados na preservação de órgãos e ossos. Igualmente os alunos de Biologia exibiram a conservação realizada, nas suas aulas, de seis órgãos animais, desde o coração ao rim, dos olhos ao fígado, entre outros.
Ao final do dia, pais e encarregados de educação, marcaram presença em massa, assistindo com os seus educandos às peças anatómicas em exibição, contactando com os alunos do 12º ano, num espírito de curiosidade e descoberta científica. Foi ainda possível realizar uma entrevista ao Dr Duarte Monteiro, pelos alunos de Biologia do 12º ano.

Entrevista a Duarte Monteiro

Dr. Duarte Monteiro


CCM News – Desde o princípio, o Duarte revelou-se bastante interessado em ajudar naquilo que fosse preciso. O que lhe interessa neste tipo de projeto e de que forma acha que estes beneficiam a educação dos mais jovens?

Duarte Monteiro (DM) - Não é o que me interessa neste tipo de projecto, mas sim em qualquer projecto.O importante é nos pormos a “mexer”.
Cada ser humano deve sentir-se como uma espécie de laboratório sempre em ebulição, começando por uma aprendizagem, (conhecimento), evolução e transmissão desse conhecimento, porque a evolução dos jovens não é mais do que a aquisição de conhecimento e sua transmissão aos outros, seja qual for a espécie e grau de conhecimento.
O Homem não deve ser visto como um ser individual mas sim como um todo, logo com os mesmos deveres e os mesmos direitos.

CCM News – Apesar de representarem polos profissionais distintos, a arte e a ciência são duas áreas a que se dedica simultaneamente e que tenta conciliar de uma forma improvável. De que forma consegue fazê-lo?

DM - A forma como tento conciliar a arte e a ciência, não é assim tão improvável.
A Arte e a Ciência sempre estiveram, próximas desde a pré -história.
Em todos os rituais míticos o Homem da pré-história, tentava colmatar todos os seus problemas “científicos” com rituais, para os quais se preparava com pinturas e adereços que espiritualmente os fortalecia. A Arte ao serviço da Ciência. 
Se passarmos à antiguidade, vamos ver que os médicos, por exemplo eram homens que sabiam de tudo. A sua sabedoria ia desde a medicina às artes passando pela química, física, filosofia etc..
Já no renascimento, Leonardo da Vinci como artista, se tornou um grande anatomista.
Andrea de Vesalius, como médico se fez rodear de alguns, discípulos do pintor Tissiano, dos quais saliento o Van Calcar, que iam desenhando enquanto ele dissecava, dando este trabalho de grupo, origem ao livro que revolucionou a medicina, “De Humani Corpirs Fabrica”.
Já no séc. XX, Frank H. Netter, tendo cursado artes e depois medicina vai juntar as duas formações tornando-se no maior ilustrador científico do século.
Como vêm a arte e a ciência sempre se entenderam, e lutaram juntas em prol de uma sociedade melhor.
CCM News – Com este tipo de projetos pretendemos dar a conhecer um pouco mais o corpo humano de uma forma mais interessante e apelativa. Para tal, procuramos associar esta temática com outras formas de acesso a este tipo de informação recorrentes no quotidiano dos mais jovens, como as séries televisivas. De que forma acha que a crescente facilidade de acesso à informação alterou o modo de pensar dos mais jovens relativamente a temas como a desmitificação do corpo humano? E em que medida este maior conhecimento pode simbolizar uma evolução na mentalidade da sociedade?

DM - É evidente que o Homem desde a pré-história que anda á procura de si mesmo. A grande busca do Homem está mesmo no “auto conhecimento”.
Reparem no que foi dito atrás, o homem desde a pré-história que usa os mitos, as crenças religiosas e a medicina para aumentar a sua esperança de vida.
Isto é ou não evolução da mentalidade da sociedade?
Claro que sim.

CCM News – Enquanto professor, é importante cativar os alunos para os temas tratados. De que forma o tenta fazer? O que mais valoriza num aluno?

DM - No início dos nossos encontros, eu disse-vos que não era professor, mais sim técnico especialista de anatomia. A minha vivência como professor foi mínima e numa escola de artes, no entanto também senti o vosso lado, durante anos, como aluno, o que me levou a ter este tipo de personalidade.
Depois com o decorrer dos anos á frente das visitas ao Museu de Anatomia Prof. Nuno Grande, fui-me apercebendo que não vos devia “debitar matéria”, mas sim contar-vos histórias acerca do museu, das peças e da sua preparação. Histórias estas, que sei que irão guardar e utilizar sempre que acharem necessário.
Para finalizar diria que a idade dos “porquês” não deve andar pelos três anos de idade, como se costuma dizer, os porquês devem nos acompanhar por toda a vida, pois esta é a única forma de “crescermos”. Este querer crescer até ao fim da vida é aquilo que mais valorizo no ser humano, “aluno”.

Autores:

Beatriz Sousa, 12º A
Francisca Sousa, 12º A
Hugo Nunes, 12º A
Nuno Ferreira, 12º A
Mafalda Sampaio, 12º A
Marta Dias, 12º A
Alice Du, 12º A
Patrícia Carvalho, 12º A