No âmbito da disciplina de Empreendedorismo, o 12º ano tem trabalhado os aspetos mais importantes na construção de um Curriculum Vitae (CV), uma vez que estamos cada vez mais próximos de ingressar no mercado de trabalho. Torna-se extremamente importante compreender como podemos distinguir-nos dos restantes candidatos quando concorremos a um determinado emprego, tendo em conta a crescente competitividade no mercado de trabalho.
Sabendo que, nos últimos dez anos, o número de licenciados duplicou, verificamos que a formação académica continua a ser muito importante, no entanto, hoje em dia, é fundamental apresentar outros fatores e competências que nos destaquem dos restantes. Entre estes, encontram-se por exemplo a participação em concursos destinados à comunidade escolar, alguma experiência profissional que podemos adquirir em tempo de férias, a participação em iniciativas tanto a nível de trabalho de voluntariado como também empresariais, mostrando assim a versatilidade e a capacidade de criatividade, inovação e iniciativa, a capacidade de relacionamento interpessoal e o saber trabalhar em equipa. Estes conhecimentos são válidos não apenas para candidaturas a postos de trabalho, como também para candidaturas a determinadas universidades que requisitam uma entrevista pessoal e uma carta de motivação, onde devemos expor as nossas qualidades de forma a mostrar que somos adequados para o lugar que pretendemos e que temos muito para oferecer à instituição em questão.
Para além desta análise, refletimos também na importância que hoje em dia o domínio das tecnologias tem, nomeadamente pelo facto de muitas vezes ser pedido um currículo em forma de vídeo, onde nos apresentamos e apontamos aquilo que poderemos oferecer à instituição num período limitado de tempo. Este formato permite às entidades empregadoras uma melhor avaliação do individuo e também facilita o processo de seleção, dado que é mais simples observar vários vídeos curtos do que ler muitos currículos e respetiva carta de apresentação.
Ao longo das aulas de empreendedorismo, a turma tem, igualmente, refletido acerca do que constituem as competências exigidas no século XXI e da sua importância na construção de um perfil de um futuro estudante do ensino superior ou trabalhador. Assim, pudemos concluir que, quanto maior for o conjunto de saberes e de domínios que adquirimos, maior será a possibilidade de sermos aceites para uma determinada vaga a que nos candidatamos. Esta aprendizagem permite-nos ter consciência das competências que temos ainda de desenvolver a fim de criarmos um currículo completo e rigoroso e de estarmos preparados para as adversidades que encontraremos ao longo do nosso percurso académico e profissional.
Autoras:
Bárbara Vitorino, 12ºB
Inês Cunha, 12ºA