Últimas Notícias

Economia

Sociedade

Ciência e Tecnologia

Cultura

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Solidão sénior


O trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina de Sociologia tem como finalidade alertar a comunidade escolar para o problema social do envelhecimento da população, um tema bastante perturbador e preocupante hoje em dia. 
A escolha deste tema surgiu porque a solidão na terceira idade é algo que me perturba e envergonha, sobretudo quando penso que é um fenómeno cada vez mais frequente na nossa sociedade, a qual até aparenta ser muito evoluída. Contudo, é esta sociedade que reage de uma forma pouco justa relativamente aos idosos e ignora o problema do envelhecimento, chegando a ser considerado um tabu hoje em dia. Além disto, a solidão é um problema social que tende a aumentar. Portugal apresenta uma população muito envelhecida e, portanto, cada vez mais vai ter que lidar com os idosos e todos os seus problemas em vez de os ignorar assim como todas as suas necessidades. 
No trabalho abordei o assunto da solidão nos idosos, as formas de institucionalização, como é encarado este fenómeno pela sociedade atual e até a importância da internet no mesmo e concluí que, na verdade, é um problema ainda em crescimento e que não tem para já ponto de parar tão cedo. 
 Concluí que a solidão nos idosos traz muito mais do que apenas a depressão nos mesmos. Com esta negligência por parte da sociedade, além de se sentirem isolados, os idosos tendem a perder a qualidade de vida. Além disso, na Europa existem cada vez mais idosos sozinhos, muitos deles com condições financeiras precárias, ou seja, esta precariedade faz também com que careçam de cuidados de higiene, alimentação e outros. Em acréscimo, grande parte dos idosos passam parte da vida sem valorizar a sua própria vida e quando se apercebem já estão em fase de declínio e pouco podem fazer para que os seus objetivos sejam realizados.
Constatei ainda que existem muitos projetos de grande valor que estão a ser implementados e que têm surtido efeitos no combate à solidão dos idosos. 
A sociedade tem estado a despertar para o problema mas ainda faz muito pouco para o solucionar. É urgente que mude a sua atitude perante este fenómeno, apostando seriamente em programas de sensibilização da comunidade civil para o envelhecimento da população e na criação de mais instituições e programas que permitam, pelo menos em parte, garantir uma melhor qualidade de vida aos idosos e a dignidade merecida após o contributo de anos para a sociedade em que está inserido.

Autora: 

Joana Dias, 12ºD