Quinta, Abril 03, 2025

Últimas Notícias
>> Passar dos 100...  >> Porta moedas eletrónico: um futuro próximo  >> Arte século XX  >> Photo Ark na no Porto  >> Food Waste  >> Gender Equality    

    quinta-feira, 6 de abril de 2017

    Espaço Schengen - liberdade e segurança, diferentes ou complementares?


    Num tempo em que se coloca em causa, em várias sociedades europeias, a manutenção do espaço Schengen, será salutar, para a discussão, prestarmos atenção ao que é este espaço, como nasceu e quais são os princípios que estão inerentes à sua criação.
    O acordo Schengen é uma convenção entre países sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas e bens entre países.

    Como aderir ao Espaço Schengen?

    • Responsabilidade de controlo das fronteiras externas ao Espaço Schengen em nome dos países membros;
    • Cooperação com os restantes países
    • Aplicar um conjunto de regras de Schengen
    • Utilizar o sistema de informação de Schengen

    O acordo de Schengen, que deu origem a este espaço, foi assim denominado em alusão a Schengen, localidade luxemburguesa situada às margens do rio Mosela e próxima à tríplice fronteira entre Alemanha, França e Luxemburgo. Ali, em junho de 1985, foi firmado o acordo de livre circulação envolvendo cinco países, abolindo-se controles de fronteiras, de modo que as deslocações entre esses países passaram a ser tratados como viagens domésticas. Posteriormente alargou-se esse espaço a outros países. No entanto, o princípio foi sempre o mesmo, liberdade de circulação de pessoas e bens.

    Autora:

    Cláudia Rocha, 11ºB