A matemática está presente,
diariamente, nas nossas vidas. Esta contribui bastante na construção, nas
várias ciências e, em particular no desporto, em que é necessário o raciocínio face
aos objetivos dos diferentes jogos desportivos.
Todos os jogos desportivos
têm um vencedor. Uma equipa necessita de jogadores fisicamente e
matematicamente dotados para ter uma maior probabilidade de vencer cada jogo.
Um atleta habilidoso com a bola (superfície esférica), não é necessariamente um
jogador talentoso tecnicamente. O senso comum confunde técnica com habilidade,
o que é um erro crasso. De facto, a técnica é a capacidade de tomar decisões
importantes em frações de segundos. Os diferentes jogos desportivos estimulam o
raciocínio e os atletas mais capazes do ponto de vista matemático e físico são
aqueles que se tornam as grandes estrelas mundiais. É comum a denominação de
“jogador inteligente” para classificar determinada ação que teve sucesso. A
“visão de jogo” é outra das classificações dos atletas que têm uma grande perceção
geométrica do espaço físico onde se desenrola a ação desportiva.
O “cálculo do ângulo” de remate, o “controlo da sua velocidade”, e da direção da superfície esférica é um momento de puro raciocínio em correlação com o simples ato de rematar. Simultaneamente, o guarda redes precisa de efectuar uma “rápida análise da trajectória da superfície esférica” para, que esta não viole o retângulo que constitui a baliza que o guarda redes defende.
Os recintos de Jogo
É comum dizer que o Futsal é 4 vezes mais reativo do que o futebol de 11. Como é que se determinou esta razão que relaciona dois desportos tão parecidos, mas que se desenrolam em retângulos de áreas bem distintas? A área de um campo de futebol é aproximadamente 6500 metros quadrados, e cada um dos 22 atletas terá ,em média, 295 metros quadrados disponíveis para “pensar” e executar as suas decisões. Analogamente, a área de um campo de futsal é 800 metros quadrados, que são divididos pelos 10 atletas, ficando 80 metros quadrados disponíveis para cada atleta. O quociente entre 295 e 80 é, aproximadamente 3.7, pelo que é comum dizer-se que o futsal exige um raciocínio e uma movimentação 4 vezes mais rápida do que o futebol de 11. Tudo é MATEMÁTICA e essa evidência é particularmente frequente no DESPORTO, pois são aplicações da matemática em diferentes situações de competição em que o raciocínio e a tomada de decisão são os aspectos fundamentais que separam a vitória da derrota.
O “cálculo do ângulo” de remate, o “controlo da sua velocidade”, e da direção da superfície esférica é um momento de puro raciocínio em correlação com o simples ato de rematar. Simultaneamente, o guarda redes precisa de efectuar uma “rápida análise da trajectória da superfície esférica” para, que esta não viole o retângulo que constitui a baliza que o guarda redes defende.
Os recintos de Jogo
É comum dizer que o Futsal é 4 vezes mais reativo do que o futebol de 11. Como é que se determinou esta razão que relaciona dois desportos tão parecidos, mas que se desenrolam em retângulos de áreas bem distintas? A área de um campo de futebol é aproximadamente 6500 metros quadrados, e cada um dos 22 atletas terá ,em média, 295 metros quadrados disponíveis para “pensar” e executar as suas decisões. Analogamente, a área de um campo de futsal é 800 metros quadrados, que são divididos pelos 10 atletas, ficando 80 metros quadrados disponíveis para cada atleta. O quociente entre 295 e 80 é, aproximadamente 3.7, pelo que é comum dizer-se que o futsal exige um raciocínio e uma movimentação 4 vezes mais rápida do que o futebol de 11. Tudo é MATEMÁTICA e essa evidência é particularmente frequente no DESPORTO, pois são aplicações da matemática em diferentes situações de competição em que o raciocínio e a tomada de decisão são os aspectos fundamentais que separam a vitória da derrota.
A metodologia da Educação Física e da Matemática é muito
parecida, pois quando efetuamos a repetição de muitos exercícios, estamos a
preparar o nosso corpo e a nossa mente para que possam atuar de forma rápida e
eficaz sobre os problemas que nos colocam. Ambas as áreas têm a ganhar uma com
a outra, pois a análise de dados é fundamental para a concretização dos
objetivos das diferentes modalidades desportivas. Por outro lado, um corpo são
ajudará a criar uma mente mais disponível para “pensar “ e procurar resolver os
diferentes desafios quer da escola, quer da vida real.
Esta dialética é permanente e constitui um dos maiores desafios para a manutenção do equilíbrio do ser humano.
Esta dialética é permanente e constitui um dos maiores desafios para a manutenção do equilíbrio do ser humano.
Autores:
José Miguel Gonçalves, 8ºB
Nuno Leonel Ferreira, 8ºB