Domingo, Abril 06, 2025

Últimas Notícias
>> Passar dos 100...  >> Porta moedas eletrónico: um futuro próximo  >> Arte século XX  >> Photo Ark na no Porto  >> Food Waste  >> Gender Equality    

    sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

    O que é a Economia.

    Economia: a ciência do bem-estar

    “O facto central que preocupa a Ciência Económica é a escassez de bens. Embora muitos vivam em crescente abundância, existem no mundo milhares de milhões de pessoas que vivem na pobreza absoluta.”  
    (Samuelson)


    As ciências sociais

    Para compreendermos o que é a Economia temos primeiro de perceber o que são as Ciências Sociais. Estas, como o nome indica, são ciências que estudam os fenómenos sociais, ou seja, os factos que decorrem da vida dos homens em sociedade, tais como o desemprego, a emigração, o trabalho infantil, a pobreza, etc. Assim, os fenómenos sociais são estudados por várias ou por todas as ciências sociais, contudo cada uma delas estuda-os segundo uma perspetiva própria. Por exemplo, a Economia estuda os fenómenos sociais de um ponto de vista económico, tornando-os fenómenos económicos. Deste modo pode afirmar-se que os fenómenos sociais são totais e as Ciências Sociais são complementares e interdependentes.
    Segundo Sedas Nunes, "o campo da realidade sobre o qual as Ciências Sociais se debruçam é, de facto, um só (o da realidade humana e social) e todos os fenómenos desse campo são fenómenos sociais totais, quer dizer: fenómenos que [...] têm implicações simultaneamente em vários níveis e em diferentes dimensões do real social, sendo portanto suscetíveis, pelo menos potencialmente, de interessar a várias, quando não a todas as Ciências Sociais" (1987, Nunes - Questões preliminares sobre as Ciências Sociais. Lisboa: Presença).


    A Economia

    De acordo com Paul A. Samuelson e William D. Nordhaus, a Economia é a ciência que estuda como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos que têm utilizações alternativas, para produzir bens variados e para os distribuir para consumo, agora ou no futuro, entre várias pessoas e grupos da sociedade cujas necessidades são ilimitadas.
    Partindo desta definição, conclui-se que a Economia é a ciência social que estuda o problema da escassez de recursos face às necessidades humanas que são ilimitadas. Por outras palavras, os recursos existem em quantidades insuficientes para satisfazer todas as necessidades humanas. Assim, cabe à Economia estudar formas que possibilitem uma utilização eficiente dos recursos (utilizar o mínimo de recursos para satisfazer o máximo de necessidades) com o intuito de alcançar maiores níveis de bem-estar para a população. Para tal, a Ciência Económica procurará responder a algumas questões fundamentais, designadamente, O que produzir? Quanto produzir? Para quem produzir? Como produzir? Quando produzir? Onde produzir?
    Autor:
    Bruno Cruz, 10.ºC